Volta às origens
O BMW Série 2 homenageia o mítico 2002 Turbo com um modelo mais potente, ousado e esportivo

BMW 2002 encontra o recém-lançado M235i
Há 45 anos, a BMW utilizou o número 2 para identificar um de seus modelos pela primeira vez. Mas não foi um automóvel qualquer, e sim o 2002, um pequeno sedã de 2 portas que entrou para a história da marca não apenas pela sua excelência, mas por ter sido o embrião do M3, um dos esportivos mais celebrados no mundo.
Pois agora, para a alegria dos fãs da marca bávara, a BMW está lançando a Série 2, com a qual espera não apenas homenagear o lendário 2002, como também resgatar o prazer ao dirigir, definição que se tornou slogan da marca, mas que vinha sendo deixada de lado há algum tempo, em detrimento da economia de combustível, da redução na emissão de gases e do conforto, entre outros detalhes.
A diferença é que, com os novos compactos (que sucederão a Série 1), a BMW contará com uma gama mais bem trabalhada e que, de acordo com os engenheiros da marca, “será a nova referência em termos dinâmicos”, uma tarefa nada simples.

BMW M235i
E, embora tenha sido desenvolvida sobre a plataforma de seus antecessores, a Série 2 passou por um minucioso trabalho em túnel de vento para melhorar suas proporções, além de ter toda a sua estrutura afinada, a fim de proporcionar o melhor desempenho possível.
Com relação à carroceria, o novo modelo exibe um estilo clássico: três-volumes de 2 portas, 2+2 lugares e visual limpo, sem “perfumarias”. Já sobre as opções de conjunto mecânico, os ambientalistas que nos perdoem, mas a BMW acertou em cheio ao sequer pensar em equipar o cupê com motores pequenos, como nas antigas versões 14d ou 16 d (ambas a diesel) da antiga Série 1 e até mesmo da Série 3.
A ideia é lançar a nova série com o 220i (a Série 2 será o primeiro compacto da marca a usá-lo) e com o 220d, duas opções de 4 cilindros, injeção direta de combustível, turbo de dupla voluta, comando de válvulas com sistemas duplo Vanos e Valvetronic e 184 cv. Um pouco depois, haverá outras versões a diesel (uma mais econômica).

BMW 2002 Turbo (1968)
Por falar em motores, a BMW anunciou ainda que os modelos da Série 2 contarão com potência aumentada em até 14 cv em relação aos anteriores da Série 1. E o melhor: com uma redução de 21% em média no consumo!
O segredo para isso está na eficiência aerodinâmica (Cx de 0,29), na oferta do sistema Start-Stop para toda a gama e no novo sistema de roda-livre, além da também nova caixa de câmbio de 8 marchas. Essa caixa, aliás, estará em todas as versões da Série 2 e nas versões esportivas contará com ajustes específicos, acionamentos por borboletas junto ao volante e controle de largada.
E se os modelos da Série 2 terão potência de sobra, é preciso ter uma estrutura equilibrada para lidar com isso. Com uma distribuição de peso perfeita (50:50), baixo centro de gravidade e bitolas 30 mm mais largas que as dos cupês antecessores, a nova Série 2, de acordo com a BMW, também terá maior rigidez torcional, além de contar com assistência elétrica para a direção e freios “extremamente precisos” segundo um dos engenheiros da empresa.

BMW M235i
O desempenho dinâmico será auxiliado por um programa de estabilidade que contará com uma opção esportiva, na qual a eletrônica intervirá minimamente, proporcionando mais agilidade, além de um modo desativado, mas no qual apenas o bloqueio eletrônico do diferencial permanecerá acionado.
Entre os equipamentos opcionais, a BMW Série 2 contará com sistema de direção variável, freios com pinças fixas e quatro pistões na dianteira e dois na traseira, suspensão adaptativa da linha M com amortecedores esportivos (neste caso, com a carroceria 10 mm mais baixa em relação ao solo).
Haverá ainda um “pacote M”, com rodas especiais de 17”, entradas de ar maiores, difusor traseiro e bancos esportivos. Por fim, quem desejar levar o cupê para as pistas contará com o “chassi esportivo”, no qual a carroceria é rebaixada em 20 mm e inclui amortecedores e molas especiais, eixo dianteiro modificado e diferencial autobloqueante (mecânico).

BMW 2002 Turbo
Resta apenas saber se, como no M135i, existirá uma versão com o sistema de tração integral xDrive para completar um esportivo dos sonhos. Mas, independentemente disso, o Série 2 já faz parte da lista dos lançamentos que aguardamos com mais ansiedade para 2014.

Lançado em 1968,o 2002 Turbo teve apenas 1.672 unidades vendidas.Mesmo assim,tornou-se um mito para os aficionados
Dados técnicos – BMW M235i
Motor 6 cilindros em linha, dianteiro, longitudinal, biturbo; Cilindrada 2.979 cm³; Potência 326 cv a 5.800 rpm; Torque 45,9 kgfm a 1.300 rpm; Comprimento 4,45 m; Largura 1,77 m; Altura 1,41 m; Entre-eixos 2,69 m; Porta-malas 390 litros. Desempenho (dados de fábrica): 0 a 100 km/h 5s0; Velocidade máxima 250 km/h; Consumo médio 12,3 km/l
Comentários
Postar um comentário